O Pote de Barro << voltar
autor: não informado publicação: 01/03/2019
mensagem: O Pote de Barro
Fonte:  

Certa vez, um sábio mestre pegou um pote de barro e chamou seu discípulo. Então, o mestre colocou algumas pedras muito grandes dentro do pote e perguntou ao discípulo:

Está cheio?

E o discípulo respondeu:

Sim.

O mestre pegou uma sacola cheia de pedregulhos e virou dentro do pote, tornando a perguntar ao seu discípulo:

E agora, está cheio?

E o discípulo respondeu com firmeza:

Sim, mestre, desta vez o pote está totalmente cheio.

O mestre, então, pegou uma lata cheia de areia e a derramou dentro do pote. A areia preencheu os espaços entre as pedras grandes e os pedregulhos. Depois de o mestre encher o pote com a areia até o topo, o discípulo, afoito, disse:

Pronto, agora acabou, mestre, não é possível colocar mais nada neste pote.

O mestre respondeu ao discípulo com um sorriso e virou um copo d´água dentro do pote de barro. A água encharcou e saturou a areia. Depois disso, o mestre pegou um novo pote vazio e pediu ao discípulo que repetisse a experiência, só que desta vez na ordem inversa dos elementos.

O discípulo começou colocando a água, depois a areia, em seguida os pedregulhos e por último as pedras grandes. Mas elas já não couberam no vaso, pois boa parte já havia sido ocupada com coisas menores.

O mestre, então, se dirigiu ao discípulo e concluiu a lição:

O pode de barro é a nossa vida. A nossa disponibilidade de tempo é o que cabia dentro do nosso pote. As pedras grandes são coisas, realmente, importantes na nossa vida: o nosso crescimento pessoal e espiritual e, os relacionamentos com a família e amigos. Se você der prioridade a isso e se mantiver aberto para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só: seus afazeres com a profissão, seus bens e direitos materiais, seu lazer e todas as demais coisas menores que completam a vida.

No entanto, se você preenche sua vida com coisas pequenas, as coisas, realmente, importantes nunca terão espaços em sua vida!

Autor desconhecido

Busca Por Texto
Arquivo